Comunicado (31-01-2021)

Caros colaboradores, utentes, familiares e amigos do Centro Social e Paroquial de Vale de Figueira,
Há quase um ano que nos vimos confrontados com uma situação de pandemia que nos obrigou a alterar grande parte das nossas rotinas e maneiras de trabalhar.
Este processo tem exigido um esforço acrescido de adaptação às constantes alterações numa busca continua de servir e proteger aqueles que se confiam, ou foram confiados, aos cuidados da Instituição.
Quer a Direção, neste momento e primeiramente, agradecer a dedicação e cooperação da grande maioria dos seus funcionários. Sem o vosso empenho não teria sido possível manter até aqui em segurança os nossos utentes.
Neste momento vemos as valências de infância encerradas por ordem das autoridades publicas. Desejamos, quando as condições assim o permitirem, reabri-las mantendo os elevados padrões pedagógicos e de segurança pelos quais nos temos pautado.
As valências sénior, bem como todos os serviços de que não se pode prescindir, com as devidas adaptações e sempre seguindo as indicações das autoridades de saúde, mantém-se em funcionamento.
Ainda há bem pouco tempo tivemos a alegria de ver administrada a primeira dose da vacina a todos os utentes das valências sénior e, quando parecia que estávamos a terminar a travessia das águas mais agitadas sentimos, pela primeira vez, o peso e a dor que muitas instituições congéneres já vêm sentindo há mais tempo: apesar de todos os esforços, e dada a atual situação no país, foram detetados os primeiros casos de Covid19 entre os nossos utentes, constituindo-se como um surto. Apesar de não termos sido até esta hora oficialmente informados do facto, como competia em primeiro lugar, sabemos que alguns familiares e trabalhadores foram indevida e absolutamente de forma irregular prevenidos dos resultados dos testes efectuados, situação que lamentamos e reprovamos inteiramente e da qual exigimos
aos organismos competentes que exerçam o poder disciplinar para reparar esta e outras situações semelhantes.
Neste momento, aguardamos intruções das autoridades, sendo que já em articulação com as mesmas foram postas em prática todas as medidas previstas no plano de contingência, que possam garantir a minimização de riscos, a assistência e cuidados necessários.
Como sempre, mantemo-nos empenhados, em proteger e dignificar aquele que é o nosso maior dom, a vida.
Continuamos a contar com a colaboração, empenho e oração de todos os colaboradores, familiares e amigos da instituição para que possamos rapidamente possamos ultrapassar esta fase. Estamos ao dispor, através do email geral@cspvalefigueira.pt para prestar às famílias dos idosos todas as informações, e através do nosso telefone 212555400, de segunda a sexta, nos horários de expediente.

A Direcção